Impressão 3D em fibra de carbono com Nylon? Nós fazemos!

Fibra de Carbono – excelente resistência mecânica e leveza, são fortes pontos do material.

impressão 3d em FIBRA DE CARBONO EM COMPOSTO COM NYLON tem atraído uma atenção do mercado.
Engrenagens para uso final.

    A 2CUBOS possui em grade a tecnologia para impressão 3D em Fibra de carbono com Nylon, com grande evidência atual no mercado internacional a impressão 3d em FIBRA DE CARBONO EM COMPOSTO COM NYLON tem atraído atenção do mercado. Sendo assim, a incorporação de novos materiais na 2CUBOS, passam por alguns testes, identificando pontos interessantes de aplicação, observamos que esse material possui propriedades interessantes para uso industrial, ampliando possibilidades ligadas a resistência, exposição a agentes químicos e testes mecânicos.

Acompanhe a seguir o uso real de sucesso da impressão 3D em fibra em carbono composto com nylon.

Dados técnicos do material nylon com fibra de carbono.
Dados técnicos do material nylon com fibra de carbono.

    Algo interessante é a mesclagem da fibra de carbono com outros materiais existentes no mundo da impressão 3D, podendo ser utilizada em 2 métodos, anexado em composto com Materiais como PLA, ABS e Nylon. Esse último sem sombra de dúvidas se torna superior ao PLA e ABS, com o intuito de oferecer uma resistência maior a abrasão e outras ações. Outro método é a utilização de material direto em manufatura aditiva, isto é, sem nenhuma mesclagem química com outro material tradicional.

    Ambos os processos demandam uma experiência diferenciada para tornar possível a manufatura aditiva de um dos materiais mais procurados do momento.

    Durante todo processo de implementação observamos uma dificuldade superior a outros compostos, mas com a repetibilidade encontramos o balanceamento correto para que o processo se tornasse viável.

Filamento fibra de carbono composto Nylon

Filamento fibra de carbono - material de grade 2CUBOS
Filamento Nylon com Fibra de Carbono – material de grade 2CUBOS


    A matéria prima ainda se encontra em grande parte produzida fora do território nacional, com isso ainda temos o obstáculo para vencer e tornar esse material como uma grande opção de produção em escala de peças funcionais para o território brasileiro.

Adaptação de engrenagens com fibra de carbono

Abaixo vemos um dos casos de implementação real da tecnologia de impressão 3d em material de fibra de carbono com nylon, com a finalidade de adaptação de engrenagem em equipamento industrial
Engrenagem uso real

    Acima vemos um dos casos de implementação real da tecnologia de impressão 3d em material de fibra de carbono com nylon, com a finalidade de adaptação de engrenagem em equipamento industrial. Em contrapartida, foi tentado a implementação de materiais como ABS, TRITAN -TH e resina UV, todos sem um resultado favorável, no entanto a engrenagem fabricada em Nylon com fibra de carbono, como resultado e análise técnica, acompanhamos sua funcionalidade e até o momento sendo satisfatória.

    Buscamos encontrar a solução, bem como adaptar a tecnologia brasileira com esses novos compostos de matéria prima importada e nacional, com o intuito de criar um parâmetro atrativo e balanceando qualidade com custo acessível. Desse modo, juntamente com a implementação de ferramentas de manutenção TPM e um processo cada vez mais padronizado internamente, uma vez que, estamos seguindo para um método interessante de manufatura aditiva padronizada.

O processo PFPMA desenvolvido pela 2CUBOS

    Atualmente a 2CUBOS vem crescendo através de métodos padronizados e estilo de fabricação própria denominada de PFPMA (PROCESSO DE FABRICAÇÃO PADRONIZADA DE MANUFATURA ADITIVA) desenvolvida pelos seus fundadores Alisson Gabriel e Pedro Matsubara.

    Contando com as tecnologias mais solicitadas pelas indústrias brasileiras, assim como a FDM e MSLA. Uma vez que potencialmente crescendo no mercado nacional nos segmentos automobilístico, eletrônicos, químicos, odontológicos, arquitetônicos, instrumental no Brasil e América do sul, participando de lançamentos importantes do software de modelagem 3D Solidworks 2020, onde presenciaram as novas ferramentas da indústria 4.0.

    Tudo isso faz da impressão 3D uma tendência importante para a indústria do grande ABC paulista, e uma peça fundamental para a integração das empresas na cadeia produtiva 4.0.


 Preencha o formulário abaixo, caso queira fabricar uma peça nesse material ou receber mais informações sobre o conteúdo acima.

1 comentário em “Impressão 3D em Fibra de Carbono”

  1. Sérgio Oliveira

    Bom dia
    Gostaria de mais informações sobre o material. Trabalha em uma linha de qualidade automotiva. Estou a procura de matérias com estabilidade dimensional e abrasão.
    Segue meu contato.
    Att
    Sérgio Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima