COVID-19: Máscara de proteção impressa em 3D

MASCARÁ COVID - FABRICADA EM IMPRESSÃO 3D

O mundo conhece o poder da impressão 3D no combate a pandemia

    Em meio a crise e inúmeros problemas no combate de uma pandemia, o mundo acabou conhecendo de perto a possibilidade de produção em escala descentralizada com a manufatura aditiva (impressão 3d).

    Diante da falta de materiais de proteção, médicos, enfermeiros e profissionais que estão a frente do combate ao COVID-19 no brasil, declararam que estão preocupados com a escassez das máscaras de proteção, sendo um equipamento recomendado pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Em um momento como este, foi movimentado uma ação de solidariedade com o uso da impressão 3D, fabricando as chamadas FaceShields no mundo todo por pessoas e organizações privadas ligadas a tecnologia. Sendo assim, sendo assistidas por um grande número de fornecedores de proteção contra a contaminação direta.

    As proteções faciais (faceshield) visores, estão disponíveis em arquivos de código aberto criados por Erik Cederberg, da empresa sueca de impressão 3D 3DVerkstan . O design simples consiste em um escudo de plástico transparente cortado a laser que cobre o rosto e uma faixa de viseira impressa que se encaixa na testa do usuário, onde foram protocoladas na República Checa. Esse projeto foi percorrendo o mundo dos makers e empresas de manufatura aditiva tão rápido quanto o vírus, e num piscar de olhos teríamos réplicas nos 05 continentes.

A proteção tem como objetivo barrar possíveis contaminações de gotículas que poderiam entrar em contato com o rosto dos profissionais atuantes, sendo assim funcionando como uma barreira física além da máscara N95, gerando também a proteção dos olhos. No Brasil temos a mesma onda de solidariedade por parte dos makers e iniciativa privada, além de uma grande força tarefa de grupos universitários em busca de colaboração com inúmeros movimentos solidários.

O movimento solidário
A proteção tem como objetivo barrar possível contaminação de gotículas que poderiam entrar em contato com o rosto dos profissionais atuantes, sendo assim funcionando como uma barreira física além da máscara N95, gerando também a proteção dos olhos. No Brasil temos a mesma onda de solidariedade por parte dos makers e iniciativa privada, além de uma grande força tarefa de grupos universitários em busca de colaboração com inúmeros movimentos solidários.
Lista de materiais necessários:

    Acesse a nuvem para informações e download, caso queira contribuir na produção clique aqui:

    Impressora 3D; Filamento para impressão 3D;
Máquina de corte a laser (sugerido para maior agilidade de produção);
Lâmina de plástico transparente (lâmina de 0,5mm de “Acetato” ou “PETG” são as mais indicadas);
Fita elástica;
Sacolas para embalagem.

    Acesse esse link também, para mais detalhes dos conjunto de acessórios para a fabricação final das faceshield clicando aqui

Soluções rápidas em escala

A proteção tem como objetivo barrar possível contaminação de gotículas que poderiam entrar em contato com o rosto dos profissionais atuantes, sendo assim funcionando como uma barreira física além da máscara N95, gerando também a proteção dos olhos. No Brasil temos a mesma onda de solidariedade por parte dos makers e iniciativa privada, além de uma grande força tarefa de grupos universitários em busca de colaboração com inúmeros movimentos solidários.

    Esse movimento irá gerar uma grande percepção de produtividade na manufatura aditiva (impressão 3d), trazendo novas soluções rápidas em escala não só para momentos como esse, mas para continuidade da cadeia de manufatura mundial. A condição de qualidade e segurança de produtos fabricados nessa tecnologia deve ter a atenção para os fatores de responsabilidade de matéria prima, como higiene e processos padronizados, tendo em vista a preocupação de questões funcionais e de durabilidade. Sendo assim deve sempre ser feito verificações necessárias para o fornecimento de produtos para a sociedade.

2CUBOS: Em combate ao Covid-19

Em Sorocaba, interior de São Paulo, a empresa 2CUBOS com mais de 5 anos de experiência no ramo de impressão 3D voltada para prototipagem e fabricação em alta escala de peças, se prontificaram e disponibilizando 4 impressoras para a fabricação das armações das máscaras para os hospitais da região, tudo isso em conjunto com dois grupos, uma delas a solidariedade3D um grupo de voluntários oriundos de três instituições publicas de ensino de Sorocaba, sendo elas UFSCar, UNESP e FATEC os quais fazem o processo final das faceshield e distribuição dos EPIs aos profissionais. O outro grupo titulado como SHILD TASK FORCE uma união de makers e instituições privadas, interligados também com as forças armadas que se uniram, onde cada um fornece os requisitos e acessórios para a fabricação das Faceshield em conjunto também com o INSTITUTO SPFOCH de São Paulo – Capital.

Em meio a crise e inúmeros problemas no combate de uma pandemia, o mundo acabou conhecendo de perto a possibilidade de produção em escala descentralizada com a manufatura aditiva (impressão 3d). Diante da falta de materiais de proteção, médicos, enfermeiros e profissionais que estão a frente do combate ao COVID-19 no brasil, declararam que estão preocupados com a escassez das máscaras de proteção, sendo um equipamento recomendado pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Em um momento como este, foi movimentado uma ação de solidariedade com o uso da impressão 3D, fabricando as chamadas FaceShields no mundo todo por pessoas e organizações privadas ligadas a tecnologia. Sendo assim, sendo assistidas por um grande número de fornecedores de proteção contra a contaminação direta.


Preencha o formulário abaixo, caso queira fabricar uma peça nessa tecnologia ou receber mais informações sobre o conteúdo acima. 
Rolar para cima